O CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL

O curso é oferecido na habilitação de bacharelado, com quatro anos de duração. Por se tratar de uma área que requer aprendizado prático e o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe, o curso de Desenho Industrial é ofertado apenas na modalidade presencial. As disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Desenho Industrial são relacionadas às áreas ligadas à indústria.

O profissional formado em Desenho Industrial é responsável pela concretização da ideia de um produto. Ele é quem vai dar forma e tamanho aos objetos a serem produzidos para empresas e fábricas de equipamentos mecânicos, determinando as medidas e formatos a partir da orientação sobre a função de cada peça. O desenhista industrial nunca trabalha sozinho numa empresa. Para que o seu trabalho seja realizado com precisão, é necessária a somatória de conhecimentos que só uma equipe formada por profissionais de diferentes especialidades proporciona, como engenheiros e técnicos da área.

ÁREAS DE ATUAÇÃO PARA O BACHAREL EM DESENHO INDUSTRIAL

Não é somente com o desenho de peças para ferramentas e equipamentos industriais que pode atuar a pessoa graduada em Desenho industrial. Esta profissão dispõe de um leque bem grande de opções, já que o senso estético, crítico e analítico do profissional permitem que ele esteja apto para atuar com o desenho de diversos tipos de produto. Algumas dessas áreas são relacionadas ao desenho de:

  • Equipamentos de utilidades domésticas, tais como utensílios de cozinha e eletrodomésticos;

  • Equipamentos para automação;

  • Louças e metais sanitários, tais como vasos, torneias e cubas de banheiro;

  • Luminárias;

  • Transporte;

  • Telecomunicações;

  • Ferramentas;

  • Máquinas agrícolas;

  • Equipamentos utilizados em hospitais, desde macas e leitos, até objetos cirúrgicos, como bisturis e seringas;

  • Equipamentos de medição e precisão, como balanças, termômetros e calibradores.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o bacharel em Desenho Industrial está cada vez mais concorrido. Para conseguir uma oportunidade em qualquer campo dessa profissão, atributos como experiência e habilitação contam muito. Portanto, é muito importante que o profissional dessa área, após o término do curso, prossiga estudando e buscando cada vez mais conhecimentos. É muito importante continuar descobrindo e estimulando suas habilidades.

O bacharel em Desenho Industrial encontra oportunidades de trabalho em fábricas. Portanto, cidades e regiões conhecidas por serem pólos industriais, reservam o maior número de vagas para este profissional.