FACULDADE UNIDAS DE TATUÍ – FDT

Missão Institucional:

“Alcançar a oferta e a prática de uma educação solidária, permitindo a educação para todos e a inserção social por meio da qualidade de ensino e da atuação voltada para o desenvolvimento sustentável, na prática de mensalidades compatíveis com a realidade socioeconômica da região e de incentivo e apoio estudantil, por meio das parcerias e de projetos sociais voltados ao atendimento das necessidades da comunidade”

Breve histórico

Vivemos hoje a chamada Sociedade da Informação, caracterizada por uma rápida ampliação do conhecimento e do acesso a novos conhecimentos, mediante enorme desenvolvimento dos meios de comunicação e informação. É uma época com enorme significado para todos, em particular àqueles que militam ou irão militar no mundo educacional e empresarial e que estarão no foco de nossas atividades de ensino, bem como, para as instituições dedicadas a essas atividades.

Características dessa fase do desenvolvimento humano e suas implicações para os que buscam o aprendizado em áreas acadêmicas são as rápidas e abruptas mudanças mercadológicas. Novos mercados surgem e amadurecem, e outros desaparecem. O mesmo ocorre com produtos e serviços. Esse fluxo de mudanças gera desenvolvimento científico e tecnológico, baseados nas necessidades dos mercados consumidores, e na identificação de novas tecnologias para disponibilizar à sociedade.

Todo esse processo nas áreas de atividades econômico-financeiro leva a uma enorme ampliação do leque de escolha de atuação e de oportunidades, necessitando o profissional de uma grande agilidade para se posicionar no mercado.

As implicações para quem busca o ensino são amplas. Os estudantes sabem da necessidade do aprendizado cada vez mais eficaz e ágil, que acompanhe todas as alterações do mercado e os qualifiquem para serem competitivos nas diversas áreas de atuação.

As Instituições de Ensino precisam atender a essas demandas de modo eficaz e eficiente, tornando-se mais produtivas ao prover os serviços que oferecem, acompanhando todo esse processo de transformação e fazendo rapidamente as mudanças necessárias para não sucumbirem ou permanecerem estáticas.

Foi com essas preocupações que pessoas atuantes na área Educacional, reuniram-se constituindo a Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo – SP, em Tatuí, mantenedora da Faculdade de Desenho de Tatuí.

A Faculdade de Desenho de Tatuí é mantida pelo Centro De Ensino Tatuiense Sociedade Simples Ltda, pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, com sede e foro em Tatuí, localizada na Rua Prof. Oracy Gomes, nº 665, Cep: 18.270-600, com CNPJ nº. 72.195.779/0001-59, com o Estatuto registrado e microfilmado no Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica. De conformidade com seu Estatuto e registros cartoriais, tem como objetivos fundamentais a Educação, o Ensino, a Investigação e a Formação Profissional, bem como o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Filosófico e Artístico da região na qual está inserida.

O marco inicial da mantenedora deu-se com a razão social de Sociedade Unificada de Ensino Renovado Objetivo – SP, conforme Ata da Assembleia Geral Extraordinária, registrada no Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica.

A Faculdade de Desenho de Tatuí é amparada pelo artigo 1º do Decreto nº 91.262, de 22 de maio de 1985, Processo no. 23033.013860/84-2/ – do Ministério da Educação, conforme Portaria nº 1150, MEC/SESU, em 04 de julho de 1991.

Cabe ressaltar que a Faculdade de Desenho de Tatuí, era anteriormente mantida pela Associação de Ensino Tatuiense S/C, e foi transferida, na forma do Parecer CFE nº 790/86, para a Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo – SP, conforme Portaria nº 9.869, de 18 de dezembro de 1986, DOU 22 de dezembro de 1986.

A Faculdade de Desenho de Tatuí foi credenciada pela Portaria SESu/MEC Nº.  1150 de 4 de julho de 1991, que autorizou o funcionamento do Curso de Desenho e tem como meta possibilitar a educação para todos, ou seja, fazer com que qualquer pessoa que não teve a oportunidade de cursar uma Faculdade, devido a dificuldades financeiras, possa realizar este sonho.

Consolidada numa base humanística e social, a Faculdade de Desenho de Tatuí preza pela educação solidária. Sendo assim, mantém convênios com empresas, sindicatos, órgãos públicos e entidades assistenciais, que oferecem a concessão de bolsas de estudos aos conveniados. Em contrapartida, incentiva as instituições a participarem de projetos sociais promovendo a responsabilidade social, por meio de atividades voluntárias de seus colaboradores.

Essa experiência tem permitindo que ocorra um processo contínuo de aprendizagem institucional, na medida em que novas competências são incorporadas. É um modo de crescer e se expandir com segurança, partindo de ativos tangíveis e consolidados para lograr, passo a passo, novas competências, não colocando em risco a segurança do processo de qualidade do ensino, que é a tônica da Instituição.

No mês de maio do ano de 2019, a FACULDADE DE DESENHO DE TATUÍ – FDT, passou a denominar-se FACULDADE UNIDAS DE TATUÍ.